segunda-feira, 14 de março de 2011

Quando a prioridade é a miopia

No lançamento da camisa da seleção, perguntei a um dirigente da CBB a respeito de melhorias no site (que, sinceramente, me incomoda pacas). A resposta dele foi singela: "Consideramos o site realmente inadequado, mas temos, na Confederação, uma matriz chamada 'Relevância' x 'Urgência', e quase sempre colocamos as reestruturações de lado porque temos coisas para tocar antes".

Eu não retruquei, porque obviamente seria inócuo. Como sempre digo, os dirigentes do basquete brasileiro (mais precisamente da CBB) não sabem quem são seus consumidores (e nem seu sei, claro, pois não há pesquisa decente a respeito), mas uma coisa é muito clara: o jovem que consome a modalidade está (chuta?) na internet. Veja um jogo da NBA ou do NBB no Twitter e acompanhe os interessantes debates que sempre surgem, converse no fórum do Draft Brasil, troque ideias na Twitcam do Bala na Cesta ou do Rebote. É só molecada, é só tarado em informação e interação via internet (e é uma galera exigente, com conhecimento, com sede de querer conhecer mais e mais).

Por isso estranha muito que, se o layout não pode ser modificado rapidamente (desconfio disso também, mas tudo bem), falte informação sobre os brasileiros do mundo (tem brazuca no March Madness, pô!), notícias sobre o planejamento estratégico da CBB (se é que há, claro), divulgações importantes sobre convênios que estão sendo firmados (quase todos com Hortência) e muito mais. Mas a CBB prefere o silêncio, prefere a trincheira da passividade. É uma opção. E uma opção para se distanciar daquele que é o seu público agora e que deveria ser mais cativado para que continue a ser no futuro. Por enquanto, o que vemos é a Confederação se afastar, fechar os olhos. Pode custar caro.

16 comentários:

Anônimo disse...

uma dica pra voce fazer uma materia bacana
Fab melo em syracuse
Marlon Louzeiro em Arkansas Little Rock.

Dados pessoais :
Fab Melo 2,10m 110kg
Marlon Louzeiro 2,04m 109kg

Fab Melo , calouro
Marlon , terceiro ano, mas o primeiro em arkansas

Numeros
Melo 2.4 ppg 1.9 rpg 0.3apg 0.8bpg
Marlon 3.4ppg 2.6 rpg 0.3apg 0.2bpg

Syracuse vem da big east, este ano 11 times da big east vao estar nas finais, um recorde na estoria da competicao , nunca nenhuma outra conferencia colocou tantos times no mesmo ano. Syracsue esta com 26 vitorias e 7 derrotas. 13 dos seus jogos foram contra times rankeados entre os 25 melhores dos EUA
Eles estao na Regiao EAST, como terceiro cabeca de chave. Vao jogar o primeiro jogo contra Indiana State na sexta feira dia 18. Em cleveland

Arkansas Little Rock, vem da conferencia Sun Belt (lado Oeste) eles tem 19 vitorias e 16 derrotas.nenhum dos seus jogos foram contra times rankeados entre os 25 melhores dos EUA.
Arkansas Little Rock enta na regiao SOUTHEAST e vai jogar um jogo contra a N.C. Asheville, o vencedor enfrenta o cabeca de chave numero 1 (pittsburgh).

Acho que da uma materia boa se voce quiser falar alguma coisa sobre a ncaa

Guto Sousa disse...

Até parece que quem vai fazer a reestruturação no site são os próprios dirigentes. Essa "matriz relevância X urgência" citada é uma conhecida técinca de administração (por vezes chamada tb. importância X urgência). Serve pra definir prioridades e - se minha memória e meu sono nãome traírem (são 3:27 da manhã) basicamente diz o seguinte:
se algo for importante e urgente: faça imediatamente;
se for urgente, mas não for importante: delegue
se for importante, mas não for urgente: adie/agende
se não for nem importante nem urgente: simplesmente não faça, tire da sua lista.

A pergunta que fica é: em qual dos quadrantes está o basquete feminino, hem?

Acho que agora deu pra entender porque o presidente da CBB delega tanto certos assuntos e nunca toca em outros.

Anônimo disse...

Bala, parabéns pelo post e pela coragem!
Você se firma a cada dia mais como o melhor blog do país. Este site da Cbb é realmente uma grande piada - e de mau gosto!

Nossos dirigentes são muito fracos mesmo!

Edu

Anônimo disse...

esses caras da cbb acham que somos o quê? malucos? palhaços?

matriz de importância e urgência? esses caras não sabem que a melhor maneira de promover o esporte é divulgá-lo, encher o site de notícias?

estamos muito mal parados

parabéns bala pela observação!


tales

Marco Antonio disse...

Mesmo sem informações no site da CBB, você conseguiu levantar alguma informação sobre o convênio que a Hortência está fazendo com 12 prefeituras do interior de São Paulo?
Sabemos que tem patrocínio da Telefônica, mas queria saber se a CBB está promovendo isso para fomentar o basquete ou para fomentar os lucros da Hortência e da BSB com o negócio.

fábio balassiano disse...

marco, não tenho essa informação.

Abs, Fábio

Anônimo disse...

cbb = circo do basquete brasileiro!

o site é horrível, a administração é horrível, os gestores são horríveis

eu faço a mesma pergunta de sempre.

o que fazem bruno lima (ex-diário do basquete!) e paulinho villas boas na entidade? alguém consegue explicar?!


felipe

Anônimo disse...

Entao Bala voce tem essa resposta sobre o Bruno Lima e Paulinho Villas Boas?
Ele e seu amigo nao e? Nao vejo voce falar nele.

fábio balassiano disse...

nao tenho essa resposta, anônimo.
e tampouco tenho falado com o bruno - e quando o faço, nunca é sobre basquete.

abs, fábio.

Anônimo disse...

proxima pauta entao. Marca uma entrevista com ele.
abraços

fábio balassiano disse...

guto, tive que tirar o seu comentário.

sua acusação é grave e ofensiva demais às pessoas envolvidas.
entendo, respeito e até chego a concordar com você, mas não posso publicar isso - até porque eu posso ser responsabilizado por isso.

espero que me entenda.

Abs, Fábio

Anônimo disse...

bala, o que acontece na cbb é inacreditável!
será possível que apenas você e o pbf denunciem essa galera?
outros sites renomados já ruíram, mudaram de lado!
uma pena.
a gente só perde com isso

continue assim!


renan

Anônimo disse...

GUTO

TUDO BEM,ENTENDO,NÃO PRECISA PUBLICAR ESTE TAMBÉM,MAS QUE HOUVE TAL EMPRÉSTIMO É DOMINIO DOS DIRIGENTES(PRES.DE FEDERAÇÕES,O ALCYR QUESTIONOU TAMBÉM).
CONTINUE COM ESTA SUA IMPARCIALIDADE,QUE COM CERTEZA VAIS,CONQUISTAR ALGUNS DESAFETOS,MAS A SERIEDADE,A COMPETENCIA VAI PREVALECER SEMPRE.
ABS

Guto Sousa disse...

O site da CBB é praticamente o mesmo desde 1998. De lá pra cá, apenas pequenas variações no layout. Quer ver as versões antigas do site da CBB?
Tente o "WayBack Machine"

http://waybackmachine.org/20070502113104*/http://www.cbb.com.br/

Dá pra pesquisar a aparência de vários sites:

Anônimo disse...

perai!nao é só o site da cbb que é antigo.As materias,fotos e quem as escreve sao de péssima qualidade.estava melhorando mas de um tempo pra cá voltou a ser o que era antes.

Anônimo disse...

Acho o resumo da obra,inclusive o Nunes,completamente despreparados para fazer a tal mudança que nunca vai acontecer enquanto o idioma oficial for o gREGO>