terça-feira, 15 de março de 2011

Sobre Kevin Love

Como metade do mundo sabe, terminou no domingo em 53 a sequência de duplos-duplos de Kevin Love. Fiquei chateado, queria que o ala-pivô terminasse a temporada com mais e mais DD's, mas infelizmente não é isso que importa no basquete.

Kevin Love cresceu seus números (20,2 pontos e 15,7 rebotes, quase 50% a mais que na temporada 2009-2010), tornou-se um All-Star (justo!), mas o problema é que ele não tem conseguido reverter isso em vitórias para seu time (em que pese, claro, este time ser o patético Minnesota Timberwolves). Mas há dados importantes aqui: os Wolves terminaram 2010 com 17 vitórias. Até agora, com Love aloprando nos números, o número é igual (e faltam 14 partidas para terminar o campeonato). Durante a sensacional sequência do ala, o time só conseguiu 13 vitórias (e 40 derrotas, um aproveitamento de 25%). Pouco, não?

Talvez uma frase de Kevin Love após o jogo contra os Warriors explique bem o que se passava com ele em particular, e com o time de um modo geral: "Olha, estou aliviado. Agora posso me focar no meu jogo e em como ajudar o time a vencer". É exatamente isso o que penso. Bons números só são bons números quando eles vêm com vitórias na carona. O ex-ala de UCLA é excelente, mas precisa aprender a envolver seus companheiros por piores (e eles não são tão bons mesmo) que eles sejam (para se ter uma ideia, sete foi número máximo de passes que ele teve em uma partida dessa temporada). Inteligência e sabedoria em quadra ele já provou que têm de sobra. Agora é só aplicar. Quem sabe no próximo campeonato, com um armador melhor (Ricky Rubio?) e um pontuador confiável (Wes Johnson?).

4 comentários:

Anônimo disse...

mto bom o seu texto bala!
por pior que seja o time, o minnesota tem dois bons jovens (ele e beasley), e dava pra ter conseguido umas 30 vitórias.

mas o recorde do love deve ter anestesiado o time todo!

uma pena.


julio

Baralhão disse...

" Fiquei chateado, queria que o ala-pivô terminasse a temporada com mais e mais DD's, mas infelizmente não é isso que importa no basquete."
Que frase infeliz. Ele vai fazer mais duplos-duplos na temporada, pode ficar tranquilo. E, pra mim, FELIZMENTE não é isso que importa no basquete.

Jander Marques disse...

Bala, é complicado que um jogador tão jovem consiga envolver seus companheiros. O Kobe demorou para entender isso, e o Lebron até hoje não entendeu.

O time é muito ruim... Mas o elenco é jovem e acho que pode evoluir... Michael Beasley (parece ter se encontrado), Wesley Johnson, Anthony Randolph e Jonny Flynn (caiu muito de produção) são promessas e quem sabe com Rubio na próxima temporada.

Márcio Martins disse...

Nao é necessariamente verdade que bons números só são bons números quando vêm com vitórias na carona.
Concordo que fazer grandes números numa equipa vencedora tem outro mérito, mas ele não pode ser penalizado pelo facto de ter companheiros de equipa mais fracos.
E depois é preciso distinguir entre estatísticas "egoistas" e "não-egoistas". Fazer muitos pontos numa equipa ruim pode ter menos valor que fazê-lo numa equipa forte. Ou pode significar que o jogador não passa a bola a mais minguém.
Mas os números ressaltadores de Love são uma estatística não-egoista e não depende da equipa ser boa ou má. Depende apenas do trabalho dele.

SeteVinteCinco, o blogue português da NBA