Convocada para a terceira fase de treinamentos da seleção sub-18 que acaba de se classificar para o Mundial da categoria em 2011, a ala pivô Thamara de Freitas (foto) é/era uma das maiores esperanças do basquete brasileiro.
Destaque na campanha vitoriosa do Sul-americano de 2009 com 19 pontos e sete rebotes de média, a atleta da Mangueira (Rio de Janeiro) simplesmente sumiu dos treinos da seleção sub-18 e, depois, abandonou o time carioca nos últimos dias. E, pelo que apurei, a Mangueira tratava Thamara com carinho, respeito e a acompanhava de maneira muito, muito próxima (nos estudos, no aspecto psicológico e familiar).
Ao que parece, é mais uma perda enorme para o basquete brasileiro, mas não só isso (seria pequeno demais pensar apenas em basquete neste momento). Thamara é uma menina de 16 anos cuja introspecção e a timidez chegavam a assustar. Seja a CBB ou a Mangueira, alguém precisa fazer alguma coisa pela menina. De novo: não pela atleta, mas pela jovem cujo rumo agora parece absolutamente incerto.
sábado, 26 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
30 comentários:
é por esses motivos que muitas atletas promissoras abandonam o basquete, pela falta de respeito dos nossos dirigentes (lembram do caso da Nayara). A Martha Imoninana tb fez falta nessa seleção, podiam dar uma chance pra ela e chama-lá de volta.
Falta de respeito dos dirigentes???A mangueira fazia de tudo pela garota e a seleçao investiu nela como ha muito nao investia em uma atleta e de repente a mesma some e decide parar de jogar(ja tinha feito antes)
As pessoas tem que querer alguma coisa na vida tambem, nao pode ser dado tudo de bandeja. paciencia tem limite.
Mas a Thamara chegou a se apresentar para a seleção sub 18?
Algo aconteceu... ela não iria desistir de uma hora pra outra!
A CBB precisa investigar!
pessoal, vamos lá, e com calma.
santa, a thamara se apresentou, e sumiu da seleção sub-18 uma semana depois.
nao acho que, neste caso, a cbb ou a mangueira tenham culpa. o pessoal da verde e rosa tinha muito carinho, cuidava mesmo da menina. escola, comida, transporte, psicólogo, tudo. neste caso, eles estão muito tranquilos.
o problema, como diria o filósofo, é muito mais estrutural mesmo. é do esporte, do país mesmo. quem é carioca lembra de uma menina chamada kasila (kaká), do fluminense, que também jogava muito, e preferiu largar o basquete.
é triste, mas acontece muito. é o que sempre falo com os amigos: temos tantos talentos em quadra quanto desperdiçados fora dela.
abs, fábio.
A Thamara parece sempre tão simpática nas fotos, já vi em um vídeo no site globo.com também, não parece ser tímida em excesso a ponto de assustar.
Bala,
Na entrevista polêmica que a Hortência deu a ESPN, em certo momento, a repórter narra um telefonema da Janeth solicitando uma passagem de avião para a Thamara da Mangueira. Não sei quando foi feita a entrevista, mas talvez a Janeth seja a pessoas mais indicada a esclarecer o que aconteceu com a menina.
anônimo das 13:44, eu sorrio pacas, mas sou tímido ao extremo.
fotos são enganosas neste sentido.
os olhos são a janela da alma, na verdade (caramba, que filosofia...).
acredite: a menina é muito introspectiva.
abs, fábio
anônimo das 13:48, vou correr atrás.
abs, fábio
Uma pivô de 1,87m, 16 anos, cestinha e campeã com a seleção sub-15, merece mesmo toda atenção.
Parabéns Bala,
Antes de qualquer coisa, nos preocupemos com o ser humano. Tomara que td dê certo para essa menina, e nós amantes do basquete tenhamos a felicidade de ver outro talento despontar e nos dá alegrias.
Leonardo Rodrigues
verdade, leonardo.
tomara que a thamara encontre o seu rumo. se for no basquete, quanto melhor. se nao for, paciência.
mas ela precisa de ajuda.
abs, fábio
Não sei se compreendi muito bem o acontecido. Ela sumiu e ninguem tem informação ou ela largou o basqeute do nada?!
Estranho que a irmã dela continua jogando na Mangueira. Dizem que vai ser melhor que ela.
Bala,
tudo bem que vivemos num país sem estrutura esporta e talz... mas, pra mim, continua muito estranha e obscura essa história. Ela se apresenta na seleção, treina uma semana e depois vai embora e desiste do basquete?
Enfim, espero que ela se encontre na vida mesmo.
A todos os interessados:
A menina Thamara está bem, com sua família.
A atleta Thamara parece que está cansada, antes que pergunte CANSADA! Ela só tem 15 anos!
Sim ela ta cansada, não do basquete, mas de algo que só diz a ela!
Posso AFRIMAR que essa menina tem AMOR ao basquete!
E tenham a certeza que ela estará logo de volta!
Thamara espero que esteja lendo, o basquete e as pessoas que realmente conhece você, estarão de braços abertos, para quando você voltar!
Vê se não demora, rs rs rs
Seu AMIGO
glauco, ela largou o basquete do nada. acho que ela está na casa com a família dela.
abs, fábio
A mangueira pode até falar que dá toda atenção e carinho, mas é a maior MENTIRA!!!Pelo menos pra essa menina!
E a menina não tem estrutura para lutar contra isso!
Recebeu várias propostas para ser bem cuidada, mas a mangueira não liberou e continuou sem dar tratamento adequado!
Investigue melhor Fábio, tem coisa fedendo por trás...E ela não pode abrir a boca
A Thamara não se apresentou na sub 18 na primeira convocação para o sulamericano, só depois de uns dias qdo a CBB foi atrás.E nessa ultima pra copa américa não se apresentou de novo.
Anônimo das 22:43, se vc sabe de algo escreva para todos!
Uo vc é um daqueles que "convidou" ela e a Mangueira foi melhor para ela!
Muita coisa absurda acontece nas categorias de base do basquete feminino e ficam sem explicação, os treinadores vivem nos blogs trocando farpas, muitas vezes como anônimos. O Tarallo vive sendo acusado de usar a convocação da seleção juvenil para chantagear atletas para jogar em seu clube.
O ápice dessa baixaria foi o caso da menina Nayara que também é atleta da Mangueira e foi cortada sem explicação pelo Tarallo às vésperas do Mundial Sub-19. Choveram acusações inclusive um comentário do treinador da Mangueira explicando o caso. Vários anônimos comentaram que Nayara havia sido preterida para que Damiris fosse ao Mundial em seu lugar e em troca aceitasse ser transferida para o Divino Jundiaí, outros disseram que Nayara não estava contundida e sim Damiris. Coincidência ou não tudo isso se confirmou, comprovou-se que Nayara não tinha nada, Damiris não atuou no Mundial por conta de contusão e em seguida foi transferida para Jundiaí.
Esse ano o Tarallo apostou todas as fichas na Thamara da Mangueira, mas algo misterioso aconteceu com a menina, só espero que o sumiço dela não seja uma retalhação ao corte polêmico da Nayara que também é da Mangueira, mas parece óbvio que interesses pessoais e picuinhas entre treinadores são muito fortes nas categorias de base e muitas vezes isso fica acima de tudo e acaba prejudicando o futuro das jovens atletas e até mesmo a seleção brasileira.
Mais um mistério nas categorias de base do basquete feminino, a CBB tá precisando de um detetive.
Esse zé mané que diz que a Mangueira não dá suporte à ela só pode ser um imbecíl e que certamente deve ter cantado a menina e não conseguiu cobrir a proposta... essa menina recebeu todo o apoio sempre não só da mangueira, mas como de todos os técnicos e de suas compenheiras.
Thamara nós te amamos!
Mais uma polêmica envolvendo a Mangueira...
Se a Mangueira fosse TÃO BOA pra ela, nada disso estaria acontecendo.Eu sei o que aconteceu porque ELA me contou, mas não vou prejudicá-la expondo a vida dela, ela não merece.A Mangueira colocou a menina no fogo cruzado.Agora arquem com as consequencias!!!E não adianta ficar me intimidando.Uma menina de 15 anos pode ser intimidada, eu não.Caráter, ou vc tem ou não tem!!!
pessoal, tudo bem?
tenho acompanhado a discussão toda aqui, e pediria apenas que mantivéssemos o alto nível, ok?
e, insisto: a discussão é maior ainda (do que em relação à thamara).
abs, fábio
Ela vai voltar!
Fabio vc poderia procurar o pessoal da Mangueira.
Sei do seu bom relacionamento com os treinadores de lá!
Pergunte a todos!
Abrçs
Ela vai voltar!
Fabio vc poderia procurar o pessoal da Mangueira.
Sei do seu bom relacionamento com os treinadores de lá!
Pergunte a todos!
Abrçs
Ela vai voltar!
Fabio vc poderia procurar o pessoal da Mangueira.
Sei do seu bom relacionamento com os treinadores de lá!
Pergunte a todos!
Abrçs
QUE FESTIVAL DE ANÔNIMOS, ME DESCULPE fÁBIO MAS ESSA DISCUSSÃO PERDEU TOTALMENTE A CREDIBILIDADE....
Mãe :
Só agora tive conhecimento destes comentários,através de amigos próximos.
O que eu tenho a dizer é que Thamara está bem,e agradeço as pessoas que se preocupam com a integridade da minha filha e a Mangueira tratou dela sim mais é uma adolescente como outra é normal e temos que nos preocupar antes de tudo com a Thamara pessoa e depois a atleta,mais posso garantir a vocês que ela não largou o basquete.Vem novidades aí pra vocês.
Postar um comentário