Não é questão de defender mais ou menos o lado masculino ou feminino da entidade, mas sim de dar condições iguais para que as duas seleções desempenhem seus papéis como merecem. Na seleção adulta dos rapazes, há um campeão olímpico que convocou quase 345 atletas. Na feminina, um ilustre desconhecido chamou apenas 18 atletas. Como alguém bem notou na caixinha de comentários deste blog, as veteranas se acomodam porque sabem que devem ficar no grupo, e as mais jovens ficam cada vez com menos estímulo para continuar na modalidade.
O fato seria até razoável caso a seleção masculina trouxesse resultados em âmbito internacional nos últimos anos. Como tudo sabe, ela não traz - pelo contrário: ela está fora das Olimpíadas há 14 anos e paga um mico atrás do outro em competições internacionais. Do outro lado, temos as meninas, campeãs mundiais há menos de 20 anos, com duas medalhas olímpicas nos últimos ciclos e com uma série de bons resultados tanto no circuito de base quanto no profissional.
Cada um escolhe o seu caminho, e a CBB escolheu o dela. Os rapazes agradecem. As meninas choram. Como sempre foi.
31 comentários:
GUTO
DISCORDO,QUANDO DIZ QUE SEMPRE FOI ASSIM,O MASCULINO COM MAIS MORAL QUE O FEMININO E MESMO PREVILÉGIOS.NA GESTÃO GREGO,QUE SE TRANSFORMOU NA GENI(DO CHICO BUARQUE)AS MENINAS E OS MENINOS TINHAM EXATAMENTE O MESMO TRATAMENTO,MESMOS HOTÉIS, MESMOS VALORES DE PAGAMENTOS,E MESMO ATENÇÃO EM TERMOS DE IMPRENSA.O FEMININO NO MOMENTO VAI PARA O CT DE BARUERI(AINDA CUSTO ACREDITAR QUE SEJA VERDADE)E O MASCULINO EM HOTEIS DE LUXO.A HORTENCIA ESTA PREOCUPADA COM OS HOLOFOTES,EMBORA SUAS APARIÇÕES SEJAM PRÓPRIAS DE ESPETACULOS TEATRAIS DE QUINTA CATEGORIA,E COM ISTO VEMOS UM MASCULINO MELHOR ESTRUTURADO,COM UM DIRIGENTE DISCRETO OU OMISSO,UM EX BOY DO MANTEIGA FAZENDO O DIA A DIA COM OS JOGADORES,E UM TÉCNICO CAMPEÀO OLIMPICO DE COMPETENCIA INQUESTIONÁVEL,ENQUANTO ISTO NO FEMININO,O QUE VEMOS,A COMEÇAR DA DIRETORA,TÉCNICO-INEXPRESSIVO PARA UM PAÍS QUE ESTEVE ATÉ 2008,NUM QUARTO LUGAR DO RANKING FIBA,COM UMA CONSIDERAVEL DISTANCIA DO QUINTO LUGAR,DISTANCIA ESTA HOJE DIMINUIDA PARA APENAS 1 PONTO!
guto, não entendi muito bem o seu comentário, mas vamos lá.
até pouco tempo atrás as seleções femininas viajavam de terceira classe. a masculina, de executiva.
até pouco tempo atrás, as seleções masculinas recebiam mais grana que as seleções femininas para atuar pelo time nacional.
mesma atenção em termos de imprensa? eu sou jornalista e discordo pacas disso!
abs, fábio
otimo texto bala!
a cbb precisa acordar
as meninas são o nosso orgulho
herlon
uri
acho a cbb patética.
que que falta agora? colocar um pedestau pros rapazes que nao ganham nada?!
valeu pela lembrança e pelo texto bala
Olha Bala, desculpe a sinceridade mas acho esse post um pouco ingênuo. A Hortência tem carta branca para fazer tudo o que quiser, inclusive escolher o treinador da seleção, ela optou por um "ilustre desconhecido" pois um treinador sério jamais iria se prestar a esse papel de se submeter aos caprichos de uma ex-jogadora que não entende nada de planejamento e treinamento e quer fazer tudo à sua maneira.
Se a Hortência usa dessa manira o poder que tem, a culpa não é da CBB.
O treinador do feminino é um bobo da corte que recebeu a lista de jogadoras convocadas pela Hortência e Janeth. Ele mal sabe o nome das atletas e estava na Espanha enquanto o programa de treinamento estava sendo planejado.
É o estilo Hortência de gestão, conhecido em alguns lugares como DITADURA!
anônimo das 12:12, por favor, tente ver a situação de modo mais amplo, sinceramente.
nao é questão de hortência ou não.
é mais que isso.
abs, fábio
O Carlos Colinas deixou bem claro, assim que assumiu, que o basquete feminino iria receber uma atenção merecida, pois eram as meninas as responsáveis pelas últimas conquistas do basquete. Ele criou um Departamento só para elas e faz tudo que a Hortência pede, talvez o grande erro dele seja esse...
ops, quis dizer Carlos Nunes e não Carlos Colinas...
Fábio,
Veja a programação completa das 02 seleções sub 18 e compare. Não houve diferença? As duas fizeram treinamentos no exterior antes da competição. As meninas já tinham ido ao EUA jogar e treinar esse ano meu caro. As coisas estão mudando e para melhor. Mas leva tempo meu caro. Quando que as meninas ganhavam igual aos homens? Agora ganham. Veja a preparação anunciada do feminino adulto. Jogos na Europa e não só contra a Bolívia. Talento e geração não se conquista porque você quer ou eu quero.
Sinceramente, quem parece que escolheu o caminho até agora foi você, de ser cricri.
anônimo, acho que você está equivocado.
veja as preparações das seleções adultas e compare.
e nao é só disso que falo.
citei dois exemplos.
é muito mais que isso.
amplie o horizonte
abs, fábio
Bala,
Discordo completamente de algumas considerações.
1º)Os patrocínios da CBB sempre sairam primeiro para o feminino, e o do masculino sempre ocorreu na rebarba. As primeiras providências desta nova gestão foram para o basquete feminino (Hortência x demora na definição no masculino). Então, não é sempre que a CBB poe o feminino para escanteio.
2º) Qnt a seu último parágrafo, as duas seleções foram ao fundo do poço na gestão do Grego. Só que o fundo do poço do masculino é muito mais profundo. No feminino é ridículo. Só se joga basquete de alto nível nuns 10 paises diferentes. Para a história do basquete brasileiro, com Hortencia, Paula e Janeth, suar para ir para Olimpíadas deveria ser considerado uma vergonha, e não um motivo de orgulho.
Para terminar, concordo q deveria ter acompanhamento igual no twitter, principalmente pq é confederação. Mas acho errado transformar isso em teoria da conspiração.
zé pereira, seu comentário é, de verdade, bem bom.
mas nao é teoria da conspiração.
é uma análise apenas.
e subjetiva.
podem concodar, ou não.
é normal.
mas do seu primeiro ponto, discordo amplamente (é só checar com o pessoal do grego).
abs, fábio
GUTO
BALA,ESCLARECER MELHOR,FOI A PRESSA DE SAIR PARA O TRAMPO.
O MASCULINO VIAJOU DE CLASSE EXECUTIVA NO CAMPEONATO MUNDIAL,ANTES ERA A MESMA CLASSE TURISTICA. NÃO POSSO LHE AFIRMAR COM CERTEZA QUE O PAGAMENTO ERA IGUAL,PELO MENOS ERA O QUE SE SABIA.COM CERTEZA OS HOTEIS ERAM OS MESMOS. AGORA VAREJÃO,LEANDRINHO.NENE,HUERTAS,SPLITTER,PAULÃO,ESTAS GERAÇÕES TODAS QUE ESTÃO AGORA JOGANDO SUB 15,ATÉ SUB 18,TODOS ESTE JOGADORES QUE ESTÃO NO EXTERIOR,SURGIRAM DE ONDE? DA GESTÃO CARLOS"VIAJANDO OMISSO NUNES"? NÃO SERIA A REATIVAÇÃO DOS CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BASE,QUE FORAM OS RESPONSÁVEIS PELO SURGIMENTO DE MUITOS DESTES JOGADORES? QUE TAL BALA,DAR UMA OLHADINHA NA FOLHA DE PAGAMENTO DA CBB,PARA VER O AUMENTO DE SALARIOS E FUNCIONARIOS DA GESTÃO ANTERIOR PARA ESTA.O CRESCIMENTO DO BASQUETE ESTA EM PROGRESSÃO ARITMÉTICA E DE GASTOS EM PROGRESSÃO GEOMÉTRICA.EM RELAÇÃO A IMPRESSA,DIGO EM NÍVEL DE CBB,CLARO QUE GRANDE IMPRENSA SEMPRE FOI MAIS PARA O MASCULINO,POR UMA QUESTÃO ATÉ DE AFINIDADES,CONHECIMENTO,EX JOGADORES ETC.
Olá Fabio,td bem? nesse post também nao concordo com a sua opinião(é a primeira vez, rsrrs), pois acho que o tratamento adotado pela CBB foi igual, tanto no masculino quanto no feminino, o que acontece ao meu ver é a questão de gestão.No masculino tem alguém preparado e que tá afim de fazer algo pelo basquete brasileiro, mas no feminino a gestão Hortência é uma piada, concordo plenamente com os anonimos 12:12;12:17 e 12:20 e com vc na questão das veteranas.Não sou do meio do basquete,sou fã da Hortencia como JOGADORA,mas somente pelos fatos ocorridos até hj desde entrevistas da sua posse até a escolha lamentável do técnico é muito obvio o amadorismo , o despreparo e a falta de cultura intelectual da gestora do basquete feminino. Esses fatos ocorridos e comentados por vc são apenas alguns relfexos disso.Lamentável é a gente ainda estar discutindo que essas criticas são pessoais a gestora do feminino e não perceber que a Hortência COMO GESTORA, é muito fraca e que ela iria colaborar muito mais com a modalidade sendo a garota propaganda do que diretora, cargo esse que exige certas habilidades intelectuais e não somente fisicas.
Abraços e parabéns pelo blog,gosto muito do seu carinho e respeito pelo basquete brasileiro.
Ana
é isso, ana.
é mais ou menos por aí mesmo.
mas se a gestão da hortência é fraca, por que não dar uma ajuda a ela?
abs, fábio
Avalie melhor o perfil que a Hortência tem apresentado como Diretora da CBB. Ela não quer ajuda, como foi dito, ela tem carta branca para montar equipe e estrutura profissional em seu Departamento, como o Wanderlei está fazendo no masculino. A rainha quer ao lado dela, apenas quem aceite que tudo seja feito a seu modo, inclusive o treinador.
Se ela acha que é mais competente que um treinador para convocar as atletas, ela também acha que não precisa de ajuda....
fugindo do topico
bala ta assistindo brasil x canada
to gostando mt até agora valorizando a bola trabalho com os pivos e sempre procurando um passe a mais
grande partida do raul e do taddei
esse kabongo é allamericans aquele dos melhores da high school
34 pontos 8 rebotes e 7 assistencias grande partida do raul
Bala concordo que o feminino tem resultados mais recentes, mas te pergunto, fora os amantes fominhas por basquete quem acompanha o basquete feminino fora das olimpiadas? Muita gente acha que hortencia paula e janeth ainda jogam! É claro que se fala mais do masculino, a NBA tem um apelo forte e depois que Nene Leandrinho e Varejão foram para lá os principais veiculos começaram a dar destaque a nossa modalidade. Eu admiro nossas jogadoras e seu esforço para conquistar um espaço maior para a modalidade! Mas o feminino depende muito mais de resultados do que o masculino!
Marcio-33: Sobre sua pergunta "fora os amantes fominhas por basquete quem acompanha o basquete feminino fora das olimpiadas?", você conhece cidades como Catanduva, Americana e Ourinhos? Lá o pessoal entende mais de basquete feminino do que de masculino. E são pessoas normais, nada de fanáticos. Na época de Paula, Hortência, veja os vídeos dos jogos e veja o público que assistia as equipes Leite Moça e Nossa Caixa: não era torcida de futebol, que torce para uma bandeira, como o Flamengo. Eram pessoas que gostavam de basquete feminino. Não duvido que o público era maior que o do masculino.
BALA,
TODO MUNDO AQUI ESTÁ FALANDO QUE O SALARIO DO MASCULINO E O MESMO DO FEMININO, SOU DO MEIO E SEI MUITO BEM QUE NÃO E VERDADE, NA GESTÃO DO GREGO ELES COLOCARAM O MASCULINO E O FEMININO NO MESMO HOTEL, AI FICAMOS SABENDO O QUE ELES TINHAM E O FEMININO NEM CHEGAVA PERTO DE TER, AGORA ACONTECE A MESMA COISA, TODO MUNDO DIZENDO QUE IGUALOU TUDO E NOS DO FEMININO DIZEMOS QUE NÃO.
ENTÃO PQ O PESSOAL DO FEMININO E DO MASCULINO NÃO DIVULGAM AS DIFERENÇAS DE UM PARA O OUTRO
PELO QUE SEI A ÚNICA COISA QUE E IGUAL E O SALARIO DO VANDELEI E DA HORTENCIA....HAHAHAHAHAHAHAH
ESQUECI DE DIZER QUE CADA UM RECEBE POR MES R$ 15.000,00.
ACABEI DE VER NO SITE DA CBB QUE ELES VÃO COLOCAR A SELEÇÃO FEMININA NO MESMO HOTEL QUE FICOU ANO PASSADO AQUI EM BARUERI, DEPOIS DE TANTA CRITICA QUE RECEBERAM ELES FICARAM COM MEDO DA REAÇÃO DAS MENINAS E VÃO COLOCAR EM HOTEL, ELES ESTÃO LENDO AS CRITICAS....HAHAHAHAHAHAHAH
so nao entendo porque o que postei aqui antes nao foi publicado ja que nao tinha palavrao nem nada parecido....legal vc viu bala
anônimo das 23:27, eu não mexi em nada aqui no blog desde ontem às 13h.
às vezes o sistema de comentários "dá pau" mesmo.
acontece.
nao fique nervoso a toa.
abs, fábio
Os dirigentes sempre tiveram preferência pelo basquete masculino, isso é fato, porém assim que assumiu o cargo, o novo presidente da CBB, tomou algumas medidas para equalizar as condições entre os dois departamentos. Na verdade ele criou os dois departamentos, pois antes tudo era centralizado e sempre tendia mais ao masculino. Atualmente, temos que concordar que a diferença mais gritante entre os dois departamentos é a questão do profissionalismo do masculino e do amadorismo do feminino.
FABINHO
COMPLEMENTANDO O ANONIMO DAS 11:41,A DIFERENÇA PRINCIPALMENTE É DE "POSTURA,LINHAGEN,PEDIGREE"DO DIRETOR DO MASCULINO PARA ESTA DECEPÇÃO DA DIRETORA DO FEMININO.
Postar um comentário