sábado, 4 de junho de 2011

A opção de Benite

Li atentamente a entrevista de Vitor Benite a Rodrigo Alves, no Rebote. Lá, o jogador de 21 anos explica os motivos que o levaram a trocar Franca por Limeira (ponto alto da semana recheada de contratações dos times visando o NBB4). A explicação do cara é pra lá de clara: ele quer jogar na posição 1 para chegar à seleção brasileira. Simples assim, e a sua opção merece ser respeitada.

Mas há pontos que Benite, filho do ex-jogador Frico (ídolo maior de Magic Paula, sabiam?), precisa também levar em consideração. Como bem lembraram na caixinha e no Twitter, será o terceiro clube do rapaz em menos de três temporadas (Pinheiros, Franca e agora Limeira), e isso não é bom (mostra que o jovem não cria raízes em lugar algum). Se a sua intenção é atuar no time de Demétrius na posição 1, é bom ele ter em mente que encontrará Eric Tatu, Neto (recém-contratado) e Ramon, que vira e mexe assume a armação. E o mais importante: por maior que seja o seu senso de liderança (e é mesmo - o que é ótimo), é absolutamente obrigatório que, independente de jogando para Hélio Rubens ou Demétrius, Benite melhore em dois aspectos muito básicos: defesa e capacidade física. Sem isso, ele sempre será um jogador ótimo para os padrões brasileiros e mediano para os internacionais (bem familiar isso, não?)

Conforme coloquei no Twitter, achei que Benite usaria o seu ótimo NBB3 para tentar dar um salto maior na carreira (Europa). Não foi dessa vez. Se é pra ficar no Brasil (um basquete com potencial claramente menor), que ao menos ele siga evoluindo. Como ele bem sabe e disse ao Rodrigo, a sua estrada para a construção de uma carreira sólida ainda precisa ser muito pavimentada.

11 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com tudo que vc disse!!! Para ser um armador diferenciado ele precisa ser mto treinado aindauita defesa q aqui os técnicos e jogadores dificilmente treinam e t jogar na EuropA ele teria a ir sim !!!! Ele ainda não passa de um mero armador , bom
,as não espetacular como mto ajudam ele a se fazer jogador!!!!

Anônimo disse...

Concordo com seu comentário. Porém ele apresenta , a meu ver , qualidades excepcionais , provavelmente difíceis de serem ensinadas : capacidade de leitura de jogo e uma concentração em suas ações em quadra. Poucos jogadores causaram tão boa impressão nos últimos anos!

Anônimo disse...

Nossa Bala, impressionante como consegue ter uma leitura correta dos fatos sem precisar apelar.
Nada a acrescentar e somente desejar muito sucesso lá no Uol.

Anônimo disse...

Nos dias de hoje, só em ver uma declaração de um jogador que tem como principal meta de carreira atuar e ser titular da seleção brasileira, já é um grande alento. Aliás... A sua opção, que foi a menos vantajosa financeiramente, valoriza ainda mais sua posição.

O certo é que já estou na torcida para que ele evolua e alcance seu objetivo, pq poderá ser um grande exemplo para os jovens ao invés dos Nenês da vida que só pensa em si próprio.


Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues disse...

Só uma crítica.

O basquete praticado em solo nacional pode ainda ser "menor" que outros centros de referência, mas penso que para seu crescimento, o ideal é que os melhores estejam jogando por aqui. Sendo assim, que bom o Benite não se foi.

Vejamos o exemplo do vôlei.

Leonardo Rodrigues

Fábio Carvalho disse...

Realmente ele evoluiria muito mais na Europa. De qualquer forma, a seleção precisa urgente de um reserva confiável para Huertas, então muita sorte para ele!

Anônimo disse...

Deixa ver se entendi.
Limeira estará trabalhando para um jogador somente?
Ate o armador principal(Ramom) aceitou ser um 2 para alavancar a carreira de um jogador que acha que pode virar armador de uma hora para outra?
O comprometimento de Benite com Limeira e seus futuros companheiros será zero.único apoio que terá será do concunhado Rogério.
Sabem as chances de funcionar?
Nenhuma.

Lucas disse...

O triste é constatar q um jogador talentoso como o benite ainda tem muita coisa pra aprimorar aos 21 anos.
pode parecer jovem mas com 21 os grandes jogadores já devem estar ao menos com sua capacidade técnica bem desenvolvida e esse não é o caso do Benite.
Vamos ver, mas pra mim ele errou ao escolher o Limeira.
Não sei qual foi o teor de sua conversa com o Demétrios ou mesmo se houve essa conversa antes de assinar com os caras, mas se ele quer mesmo jogar como número 1 Limeira não é o lugar mais indicado, uma vez q o Neto foi contratado para ser o principal armador do time.

Anônimo disse...

Para quem nao sabe Benites tem proposta da Europa desde os 17 Anos de idade mas ele optou por ficar no Brasil ao inves de jogar na Europa , mas nao se preocupem, aos que torcem a favor ele chegara la e aos que torcem contra,......que Pena...

Anônimo disse...

esse muleke joga muito!! desde do Juvenil-hj, sub 19- ele arrebenta....Frana só voltou a jogar no NBB qdo ele se recuperou da contusão.
Com cabeça e bom gerenciamento,vai longe.

Anônimo disse...

Tudo bem que ele é protegido por Deus (no mínimo), mas esse cara não tem condições de ir pra seleção brasileira de basquete.

Fala sério!!!

Basquete é esporte para homens e seleção, para altos. Como armador tem no mínimo 10 na frente dele no Brasil hoje. Ele q continu treinando e entre na fila.