sábado, 4 de junho de 2011

Matrix

Dirk Nowitzki é o craque do time, Jason Kidd arruma a casa, Jason Terry traz energia do banco de reservas, mas há uma peça que merece mais crédito do que nunca. É Shawn Marion, que tem as médias de 18 pontos, nove rebotes e 57,7% nos tiros de quadra na decisão (números que superam e muito os tímidos 12 pontos e 6,9 rebotes na pós-temporada até aqui). Mas falar de números com Marion não é o mais indicado.

Como bem disse o técnico Rick Carlisle após o jogo 2 (o da virada histórica com as 678 bolas de Dirk Nowitzki, certo?), o alemão foi fundamental, mas sem Marion em quadra o Dallas não teria conseguido sequer esboçar reação. Foi Marion que marcou Wade depois da incrível cesta do ala em frente ao banco dos texanos que abriu 15 pontos (três erros de arremesso em sequência), foi ele que ajudou na cobertura de LeBron James nos minutos seguintes (0-4 nos últimos 90 segundos para o camisa 6) e foi ele que ainda teve pernas para acertar em todas as rotações finais do Dallas. Mérito pouco é bobagem.

Sempre disse que a maior bobeira daquele grande Phoenix Suns foi ter trocado Shawn Marion. Era ele que comandava o pouco de defesa que havia naquele time (e não Raja Bell sozinho!), e mesmo assim seu valor nunca foi dado na medida certa. Agora em Dallas, o ala não possui a mesma capacidade física de quatro, cinco anos atrás (normal para um sujeito que agora tem 33 anos, né), mas seu rendimento na defesa principalmente continua sendo excepcional. Suas múltiplas habilidades na marcação podem levar os Mavs ao anel que ele não conseguiu no Arizona.

4 comentários:

Baralhão disse...

Um tributo merecido ao Marion.

A troca do Suns também atesta a incompetência o Pat Riley como manager, pois ele foi para o Miami e de lá saiu por nada.

eZ disse...

Tem dado muito gosto, para quem vê o basquete além dos arremessos, as enterradas e dos boxscores, o que têm jogado o Marion e o Chandler. É impressionante o que eles têm feito principalmente fora da boa. O Miami está tendo trabalho para ter lebron e wade livres, que estão tendo um nível de dificuldade épico para receber a bola e tendo q jogar muito. Um dia q eles não brilharem pode dar Dallas até com certa facilidade, tamanho o trabalho desses dois MONSTROS que não aparecem tanto.

Fábio Carvalho disse...

Ainda me impressiona como ele consegue marcar bem jogadores mais baixos e rápidos. Também me impressiona como ele consegue acertar um arremesso sequer com uma mecânica daquelas, haha. Mas sem dúvidas, Dallas estaria penando ainda mais sem ele.
Abs!

Lucas disse...

É muito "coroa" que merece um anel junto!!
Não dá para não torcer pelo Dallas.