sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sobre o nome do jogo

O cidadão desta foto atende pelo nome de Martin Osimani (AKA Ídolo de Guilherme de Paula, do Giro no Aro). Ele é uruguaio, tem 29 anos, já rodou um bocado (Biguá, Trotamundos e Xalapa) e agora está no Obras Sanitárias. Com apenas dois pontos em quase 37 minutos de atuação, ele foi o melhor em quadra na vitória de ontem sobre o Pinheiros na final do Interligas (80-77).

Para a maioria que acompanha o basquete brasileiro este blogueiro escolher alguém que não passou dos 15 pontos como o "cara" do jogo deve parecer estranho, mas foi isso mesmo que aconteceu. Seguindo as instruções de Julio Lamas, o uruguaio não desgrudou de Shammel, que é quem normalmente carrega o Pinheiros em pontos ao lado de Marquinhos. Deu certo: o norte-americano mal pegou na bola, se irritou com o carrapato-barbudo e se não fossem os oito pontos no começo do terceiro período teria saído com uma atuação ainda mais insossa. Para se ter uma ideia, o camisa 24 do Pinheiros tenta, em média, 36,7 pontos por jogo no NBB3, e ontem foram apenas 25 - prova de que a tentativa de tirar o volume de seu jogo deu resultado para o Obras.

Osimani é o tipo de jogador que o basquete brasileiro não possui (Alex talvez seja a exceção), não parece querer por aqui e que tampouco sabe valorizar. Ele marca demais (quando Shammel saiu, ele também passou a vigiar Marquinhos com absoluta correção), lê o jogo com correção (ele deu quatro das 15 assistências da equipe) e cumpre exatamente o que lhe é pedido. Não é um gênio (desculpe, Guilherme!), mas em um time que prima pela organização e pelo senso defensivo apurado ele é uma peça absurdamente chave.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bala foi um prazer te ver no jogo de ontem mesmo de longe....rs
Realmente o barbudo acabou com o jogo.Tivemos uma aula de basquete com ele e com o time do Obras Sanitárias que estiveram atras no marcador por duas vezes e mesmo assim se recuperaram e ainda abriram uma certa vantagem sob o Pinheiros. Time taticamente muito bom sem precipitações atacando e defendendo nos momentos certos ao contrario do que vimos no Pinheiros.Ossimani perfeito. O carase entregou para a vitoria da equipe taticamente excelente.

Marcos_Galo13 disse...

Defensores no Brasil não são valorizados mesmo!!

O Perez, do Minas, é bem fraco no ataque, mas defende muito!

Marcou muito bem o Manteguinha nessa série...

E sempre sai com o saldo positivo da quadra...

Mas não é valorizado...
Nem ele, nem o Cauê e nem o Winkelman...

Guilherme disse...

Genericamente, concordo com a tese, a valência defensiva é pouquíssimo valorizada e trabalhada por aqui, de um modo geral os jogadores não possuem o nível de compreensão e de entrega que o uruguayo apresentou ontem ,e os nossos treinadores não costumam cobrar isso de seus atletas.
Porém discordo quando você diz que o basquete brasileiro não possui jogadores como o Osimani.
Me recordo muito bem, e o amigo também deve se lembrar, da atuação decisiva do Alex na vitória do Brasil sobre a Argentina em Porto Rico, com uma marcação individual sobre o Prigioni que minou completamente o ritmo do ataque adversário. E quando vemos o Alex nas disputas internas nem parece o mesmo jogador...
Por isso que eu acho que a principal razão de não encontrarmos Osimanis por aí está muito mais no fato de nossos comandantes não exigirem esse tipo de atuação de seus comandados, do que propriamente na falta de capacidade destes em executar tarefas defensivas.

Anônimo disse...

Quando na sua vida vc ia elogiar um cara pela defesa? So assistindo mesmo ao vivo. Não da para fazer as criticas sem assistir ao jogo e so pelas estatísticas...

Cuantos jogadores/as vc criticou mesmo sem assistir o jogo??

Anônimo disse...

O Perez do minas é um pontuador nato,antes de jogar no minas foi cestinha do mineiro anotando 30pts ou mais contra minas e uberlandia, mas realmente é um ótimo marcador também.
Mas marcador marcador mesmo em atividade só o Fernando Penna do Franca. Nossos técnicos não dão valor a este tipo de jogador.

Anônimo disse...

O Pinheiros tinha 2 marcadores muito bons: Marquinhos e Shammel...kkkkk, parecem centroavantes, só jogam com a bola na mão. Taí o motivo da derrota.