domingo, 24 de abril de 2011

A arte do encontro

A última pergunta que fiz a Julio Lamas, técnico do Obras Sanitarias e terceiro na lista dos mais vencedores do país (tem três troféus, ficando atrás apenas de Rubén Magnano e Sergio Hernandez), foi sobre o lendário León Najnudel (foto à esquerda), mítico técnico argentino e criador da Liga Nacional de Basquete dos platinos (à direita, a foto da capa do livro sobre os 25 anos da LNB).

A resposta dele foi muito emocionada: "León Najnudel é o meu mestre, o homem mais importante do basquete em nosso país e foi o responsável por fazer com que técnicos e jogadores consigamos, hoje, viver de basquete. Éramos amadores, e através da sua visão mostrou que seríamos mais fortes se tivéssemos uma Liga organizada. Deu certo, e ele é o grande arquiteto de toda a revolução que houve no basquete argentino desde a metade da década de 1980. O esporte era jogado apenas em Buenos Aires, e a partir das ideias dele todo o país passou a praticar o basquete". Se parasse por aí, já estaria satisfeito. Mas Julio disse um singelo "não sei se você sabe, mas meu assistente é filho do León".

Corri como um louco e conheci Ivan, jovem auxiliar de Lamas e agora ex-jogador (não teve muito sucesso na segunda e terceira divisões da Liga argentina). Naquela quinta-feira, dia 21 de abril, ele completou 29 anos de idade e falou com alegria de seu falecido pai (León morreu em 22 de abril de 1998). Disse que sente orgulho do legado deixado por ele e que pensa em seguir os passos dele na carreira de treinador (Najnudel foi bicampeão sul-americano com o Ferro Carril em 1982-1983, responsável por levar o Zaragoza, da Espanha, ao título da Copa do Rei em 1984 diante do Barcelona e campeão da terceira edição da LNB argentina em 1989).

Por coincidência, esta terça-feira, dia 26 de abril, marca o 26º aniversário da LNB argentina, o maior sonho de León Najnudel, sem dúvida a figura mais importante da história do basquete argentino.

2 comentários:

Sergio 2 due disse...

Obrigado,Bala

Boa lembrança para os que tivemos a sorte de conhecer ao Ruso Najnudel,apelido que os amigos colocaram nele por sua ascendencia judaica.Outro dos filhos "adotados" de Najnudel é o grande Nocioni,contratado por ele com só 15 anos,e formado desde a base.Outro foi o gigante González(2,31 mts) ja falecido
Todos os técnicos argentinos de hoje foram influenciados e ensinados pelo Najnudel.
Uma frase carateristica do Ruso:
"O basquete é para caras grandes ,altos,não para baixinhos..Eu não tenho culpa que o aro esteja a 3.05 mts"

Um visonario é o grande responsável de que o basquete argentino seja Ouro olímpico...pena que ele não consiguiu verlo

um abraço

João Niederauer disse...

Eu fiz um curso em 1983 ele era o técnico do FERRO CARRILbaita time na época e foi uma surpresa incrivel pasra mim ver como aquele cara naquela epoca já era a frente do seu tempo.
BOA LEMBRANÇA
JOÃO NIEDERAUER