sábado, 26 de março de 2011

Quadra boa, jogo nem tanto

Ficou realmente muito bonita a nova quadra do Flamengo na Gávea. O piso é lindo, nas paredes há os retratos dos jogadores e o placar eletrônico não apresentou os problemas de outros tempos. Neste quesito, ponto para os dirigentes rubro-negros. Mas isso, claro, não resolve os problemas do time.

O Flamengo continua a ser uma equipe frágil na defesa (no perímetro então...), e Uberlândia, que venceu o jogo por 90-88 com muito mérito, apenas escancarou isso na noite desta sexta-feira. Collum teve 34 pontos (matou sete de fora), Valtinho conduziu o jogo com maestria (16 pontos, 13 assistências e seis rebotes) e do outro lado Marcelinho acionou o seu lado Monstro (o lado Médico ficou em casa): com 2/11 dos três pontos, o camisa 4 dos donos casa reclamou da arbitragem o jogo inteiro, fez beiço quando Gonzalo Garcia o tirou de quadra na metade do quarto período e defendeu de forma terrível (no lado oposto, o ala sempre chegava atrasado e falhava no posicionamento para os rebotes defensivos).

Uberlândia tem mérito, e vai crescer muito com Chuí, mas é bom o Flamengo abrir o olho um pouquinho. Gonzalo Garcia foi trazido para fazer o time defender e jogar coletivamente. Hoje o time não fez um nem o outro - e parece que marcar decididamente não é algo que os atletas rubro-negros saibam e gostem. Fica a expectativa de melhora, porque hoje algumas peças (Átila, com nove pontos e duas cravadas ferozes, e Teague, que anotou 28 pontos) que até então não rendiam estiveram muito bem. Elenco e quadra a turma da Gávea têm.

10 comentários:

Anônimo disse...

Yo ya avise, puede venir Phil Jackson a Brasil que no adelanta nada, y con Magnano va a pasar lo mismo (solo podra hacer algo si juega con jugadores de fuera de la NBB).

La solucion esta en la base, en comenzar a inculcar valores que se han perdido en el baloncesto brasileño, como el respeto, la disciplina o el compañerismo y a partir de ahi.......ENTRENAR Y ENTRENAR.

Anônimo disse...

Por cierto, se me olvidaba y aprovechando su comentario de las actitudes de Marcelinho hacia los arbitros y su entrenador..... donde aparece eso en las estadisticas??

Con esto quiero decir que no adelanta nada pedir convocaciones de jugadores/as solo por las estadisticas, tal vez, como periodista pueda hacer una cronica del partido pero un entrenador ve mas alla de los numeros, ve "outras coisas".

Mismo asi, no se como ustedes consiguen acompañar la categoria sin apenas asistir PARTIDOS.

Victor Dames disse...

Fábio, mas a atuação ruim do Flamengo (alguém tem que avisar Marcelinho que não existe bola de quatro pontos pra cima) é recorrente ou foi mais destacada neste jogo? Não achei que o time defendesse tão mal assim nas outras partidas, e mesmo nesta melhorou um pouco no segundo e terceiro período... Só não dá pra querer decidir o jogo com um ataque quando falta quase um período todo pela frente...

Abraços!

Anônimo disse...

O problema do basquete brasileiro não é técnico, é de educação, cultura e respeito. O jogador brasileiro não respeita ninguem.Isso precisa ser mudado na base. Os PAIS precisam deixar de querer seus filhos campeões e sim atletas.

fábio balassiano disse...

victor, é recorrente, sim.
o flamengo tem jogado mal pacas - com argentino ou chupeta.
fato é que o time não tem padrão tático algum - seja no ataque ou na defesa.
infelizmente a realidade é essa, e o time só sobrevive porque a capacidade técnica ainda é muito maior em relação à maioria dos clubes.


Abs, Fábio
p.s. vc tava na gávea?

Victor Dames disse...

Agora entendi melhor sua opinião. O que eu acho é que o problema do Fla é mentalidade tática, embora o Gonzalo Garcia pareça estar se esforçando para romper essa barreira, tá difícil incutir um padrão na cabeça dos jogadores. É por aí? Li no seu twitter a descrição de uma cena que me irritou bastante: o Marcelinho parar na linha de três num contra-ataque dois-contra-um. E o pior é que ele olhou para o banco, viu o Gonzalo se descabelando, desistiu do tiro de três, mas já tinha permitido um melhor posicionamento da defesa e perdeu a cesta...

Abraços!

P.S.: Tava sim, na arquibancada. Gostei da quadra, como escrevi no Rebote, mas pode melhorar um pouco mais... Deixem a HSBC Arena para os jogos de grande apelo e os playoffs.

Daniel disse...

Recorrente e bota recorrente nisso. Raro e quando o time fez uma boa apresentação, de cabeça só me lembro uma que tenha me agradado que foi contra Franca pela Liga Sul-americana. Temporada medíocre dos 2 armadores do time e o Baby tem se mostrado o pior custo-benefício da liga, tem um dos maiores salários do país e não desequilibra nenhum jogo no ataque e com as mesmas deficiências de sempre na defesa e para se posicionar para pegar rebote. Concordo com o Fábio, o time só está na briga pelo título pq tecnicamente é superior a maioria.
Agora em relação a falta de padrão, nem acho culpa do Argentino, ele pede para o time trabalhar a bola, pra jogar com os pivos, mas os jogadores chegam no ataque trocam nem 3 passes e ja sai o arremesso. O maior desafio que o Gonzalo vai ter no Flamengo é tentar eliminar os vícios do time do Chupeta e tentar colocar um pouco de disciplina tática na cabeça dos jogadores.

P.S.: Fábio, Você conseguiu descobrir sobre aonde está Jonathan Tavernari?

fábio balassiano disse...

daniel, se eu te contasse o que aconteceu comigo essa semana vc me perdoaria.

prometo novidades pra próxima semana.

Abs, Fábio

Daniel disse...

Valeu, Fábio!!
Abração!!!

Leonardo Valejo disse...

A defesa ainda tem muito o que melhorar. Os jogadores têm um potencial muito maior do que eles apresentam em quadra.

Se aumentassem em 200 lugares este ginásio, ele poderia receber jogos da fase de turno e returno regurlamente.

Abraço