terça-feira, 8 de março de 2011

O tamanho da concentração

Muito se tem falado sobre a concentração de arremessos do Miami Heat em torno do trio Wade-LeBron-Bosh. Passei ontem boa parte da tarde em cima dos números das sete equipes que creio disputarão o título para saber se, de fato, a turma da Flórida deixa tudo na mão do famoso "Big Three".

Dos sete grandes candidatos ao anel, cinco possuem armadores excelentes (e os Lakers, um sistema em que o armador não "arma" a peleja) e treinadores experientes (e Tom, do Chicago, está na liga há mais de dez anos). Vamos aos números.

1) Orlando (trio Howard, Richardson e Nelson) - 45,6% dos arremessos do time
2) Spurs (Manu, Parker e Duncan) - 46,1%
3) Boston (Garnett, Pierce e Allen) - 46,9%
4) Dallas (Terry, Nowitzki e Marion) - 47,4%
5) Lakers (Odom, Gasol e Kobe) - 53,3%
6) Chicago (Deng, Rose e Boozer) - 55,2%
7) Miami (Bosh, Wade e LeBron) - 62,3%

Precisa dizer mais alguma coisa?

15 comentários:

Anônimo disse...

Fabinho, me responda, para que servem tantos numeros se não se entende de basketball,rsrsrsrs???????? me diga ou vc agora também vai se esconder atrás dos numeros? como alguns comentaristas que só falam de num eros pois o jogo passa para eles como o tempo passa para o relogio...

Anônimo disse...

Dependete DEMAIS do trio... Não pra um time que tem 12 jogadores concentrar 62% de seus pontos apenas em 3 caras.

O elenco de apoio do Heat fede, e pior é que não parecem caras tão ruins. Ilgauskas, Eddie House, Mike Miller, foram bons coadjuvantes onde passaram e agora decepcionam demais. Talvez até pq o trio concentre demais as coisa entre eles e não confie nos outros, daí quando precisa o resto está frio, sem confiança...

Denis disse...

Legal que você se deu ao trabalho de ir atrás dos números, Bala! Eu achava que o Chicago iria estar mais próximo do Heat, mas mesmo pra eles que concentram demais a diferença é enorme.

Não sei como confirmar isso, mas meu olhômetro lembra do Heat dividino mais os arremessos no começo da temporada. Mas depois de jogos ridículos de Arroyo, James Jones, Eddie House e cia, passaram a jogar mais sozinhos. Parece que um olhou por outro e disse que era só com eles.

E o primeiro comentário aí me ofendeu! Sou um tarado por números e me irrita esse pensamento futebolístico de que os números só enganam, que tem que ter o "feeling" quando se assiste ao jogo. Falando nisso: Bala, você sabe o quanto as equipes brasileiras tem de acesso a dados estatísticos sobre seus jogadores e os times adversários? Vai além do box score comum?

Abraços!

Anônimo disse...

cada um ve os numeros que quer ,certo?
quando aparece um ou outro anonimo aqui com numeros, logo logo aparece outro dizendo que os numeros nao dizem tudo, isto e, os numero so servem quando ajudam quem os usa.....hahahahahah
quero ver outro numero bala, so pra ver se o artigo que voce escreveu esta certo mesmo.

Acha ai:
quantos % desses sao convertidos?
quantos % dos pontos da equipe esses mesmos caras fazem?

e tambem, qual e o numero das duplas, jordan/pippen, Kobe/Shaq, Akeem/Drexler, Magic/Kareem.

Eles eram os caras em times campeoes e mandavam tudo, e eram so 2 e nao trios como hoje em dia.
Stockton/malone e outro que eu gostaria de ver os numeros.

Arthur Malaspina disse...

Acho que esses números mostram principalmente que é bem mais fácil marcar o Miami nos momentos decisivos, já que eles só tem jogadas entre Wade/LeBron/Bosh.

fábio balassiano disse...

anônimo das 11:14, se você tivesse um pingo de educação eu até que buscaria as informações pra você.
como não tem, digo um "acha aí" pra você. se vira nos sites da nba, do basketball referente e no nba history.

passe bem.

fábio

fábio balassiano disse...

fala, denis, beleza?

sobre você ter ficado ofendido, não fique. ainda somos o país do futebol, que olha o basquete com esse tal "feeling". isso me irrita muito também, cara.

sobre essas stats diferenciadas, infelizmente não creio haver nada parecido com isso. uma vez, quando fiz isso por conta própria num jogo entre flamengo e bauru, guerrinha e chupeta, os técnicos, me olharam como se fora um et...

aqui o link, ó: http://balanacesta.blogspot.com/2009/03/falta-de-passes-no-tijuca.html

sobre seu pensamento do miami, imaginei que o chicago teria concentração maior, mas com a volta do boozer por incrível que pareça o número de arremessos ficou mais dividido. antes era rose e deng apenas (quase 50% dos chutes), mas quando o boozer voltou a bola rodou mais (vide o crescimento do korver). engraçado, não?

Abs, fábio

Anônimo disse...

caramba bala, voce teve odiar os anonimos aqui mesmo.
eu escrevi um comentario como anonimo mas dando uma forca ao blog, e ate sugeri procurar ("acha ai") outros numeros que seriam interessantes pra dar uma forca mairo ao blog e coisa e tal, mas voce me chamou de mal-educado, e ainda disse que iria me oferecer alfafa, uau!!!
deixa pra la entao, nao acha coisa nenhuma e eu vou la comer a minha alfafa, so nao vale agora dizer que voce tem educacao.
quero ver a tua cara quando a gente se encontrar e voce souber que fui eu que falei "acha ai"
hahahahahha

fábio balassiano disse...

Continuarei achando mal educado - e tampouco não entendo porque você não assina com seu nome (até porque você me conhece).

Sobre a alfafa, não fique chateado. Foi um desabafo.

Abs, fabio.

Anônimo disse...

pois e cara, eu estou na casa da sogra e mandei como anonimo, ai voce veio e caiu de pau em cima so por que eu escrevi "acha ai" ao inves de "procura ai" so que eu sei que se vc procurar voce vai achar , mas como voce sempre diz, o blog e teu mesmo entao eu vou la acabar a minha alfafa. hahahahah

Wayand disse...

e o memphis, caladinho, caladinho, vai se garantindo nos playoffs.

Anônimo disse...

Alfafa para todos...cbb tfambém, seleção permanente,rsrsrsr com atletas machucados, idem rsrsrsrs

Anônimo disse...

Bala,
alafafa a parte voce vai procurar os dados que o anonimo falou?
seria legal ver esses numeros tambem.
o que voce acha?

fábio balassiano disse...

Não vou procurar.

Abs, fabio.
P.s. - se você quiser, vá aos sites que citei.

Anônimo disse...

Bala , qualquer um que quiser comentar e discutir basquete, neste caso NBA, tem que estar por dentro dos numeros.
Sou aquele anonimo que uma vez debateu com vc por "eu" defender demais os escaltes, você afirmava que os numeros muitas vezes mentiam ou não falavam tudo, eu dizia que os numeros nunca mentem, não falam tudo mas com certeza explicam ou orientam a observação.
Neste caso especifico, os numeros demonstram um grande desequilibrio no time do miami, o que eu acredito que deva ser discutido e o por que, na minha modesta opnião, não vejo em quadra este trio, principalmente o Lebron e o Wade preocupados com a formação de uma equipe.
Já vi isto acontecer antes, no nosso basquete, tanto adulto quanto de base, não me recordo de isto ja ter acontecido na NBA, pelo menos de forma tão visivel. Um ex. bom, o infanto do Palmeiras do ano passado, formou-se um bom plantel, mas os jogadores, principalmente o "armador" so se preocupava com sua individualidade, não ficaram nem entre os oito melhores.