domingo, 20 de março de 2011

Bauru completo

Não há surpresa melhor no NBB do que o desempenho de Bauru até aqui (cinco vitórias consecutivas). Com a derrota de Franca para Araraquara na noite de ontem, o time de Guerrinha precisou "apenas" vencer Assis por 91-62 para chegar ao quarto lugar do campeonato com a campanha de 16-8 (vale lembrar que, nesta posição, os bauruenses jogariam o Torneio Interligas contra os argentinos). Graças ao site da LNB, agora remodelado e com estatísticas bem visíveis, consegui fazer um post com números (parabéns!).

E o segredo do sucesso não é a performance incrível de um ou dois atletas (apesar de o desempenho de Larry ser fantástico - ele tem 5,6 assistências e 14,3 pontos). Sem muitos recursos mas com boas opções (os jogadores são versáteis - quatro estão entre os 22 melhores em eficiência), Guerrinha roda bem o elenco (sete jogam 12 minutos ou mais) e quase todos pontuam (cinco com dígitos-duplos - Fernando Fischer, o cestinha, tem singelos 16,6 e é "apenas" o 12º da liga). Em termos coletivos, Bauru tem o quarto ataque mais positivo (86,6), usa bem as suas armas nos chutes longos (Larry e Fischer principalmente) para obter o melhor percentual da liga (surreais 40,5%), erra muito pouco (8,3 por partida é o melhor índice do campeonato), tem uma boa relação entre arremessos convertidos e assistências (0,63 - a melhor da competição - ) e faz uma defesa bem razoável pros padrões brasileiros (é a quarta menos vazada).

É óbvio que ainda há deficiências. Para ficar em um exemplo, Guerrinha improvisa Jeff Agba e Douglas perto da tabela, e o resultado é que o time é o segundo que mais permite rebotes ofensivos aos rivais (7,6). Mas o saldo é extremamente positivo até aqui. Bauru joga um basquete sem requinte, mas absolutamente "honesto" até aqui. Supera, e muito, o que se esperava no começo do NBB3. Conseguir o mando de quadra nos playoffs seria um prêmio para o técnico (quase sempre tão criticado) e o grupo. Eles têm feito por merecer.

8 comentários:

Roberto Barreira disse...

Fábio muito bom a crítica sobre o time. Acho que o Itabom-Bauru está tendo um belo conjunto até agora. E vale salientar que o Larry renovou o contrato com o time (quem sabe ele não se naturaliza brasileiro hein???)

Roberto Barreira disse...

Fábio muito bom a crítica sobre o time. Acho que o Itabom-Bauru está tendo um belo conjunto até agora. E vale salientar que o Larry renovou o contrato com o time (quem sabe ele não se naturaliza brasileiro hein???)

Baralhão disse...

HAHAHA! Esse mesmo site foi criticado por você há bem pouco tempo(já remodelado). Parabéns pra você, que finalmente aprendeu acessar as estatísticas dele!

Parabéns também pelo post e pelo ótimo trabalho no blog!

Anônimo disse...

Esse time realmente vem mostrando consistencia nessas ultimas temporadas

Anônimo disse...

moro aqui do lado do ginásio, e sei o quanto esses caras ralam

parabéns!

Anônimo disse...

Bela matéria bala

Vc sabe se o Shamel já conseguiu se naturalizar ou tá meio enrolado.

Anônimo disse...

Fique de olho Bala!
Bauru será a surpresa deste campeonato. Não digo que vá ser campeão(mas não acho impossível), mas tem tudo pra fazer estrago com alguns 'favoritos'.

Vários blogueiros de basquete criticam coisas no basquete brasileiro e simplesmente tb não colaboram falando soh de NBA e blablablas.

Continue sendo democrático.

Vlw e parabéns pela matéria!

Obs.: Só pra lembrar, o time de Bauru no passado (com o Guerrinha) já foi campeão paulista e brasileiro.

Eliana disse...

Também gostei bastante do seu artigo, principalmente porque a maioria dos sites falam sempre dos mesmos times e dos mesmos jogadores. A equipe de Bauru merece um maior reconhecimento da crítica e da imprensa.

Adorei também a análise dos números. Parabéns